Alimentação

O porquinho-da-índia não toma as suas refeições a horas fixas. Pode comer de dia como de noite, ao sabor do seu apetite. É estritamente vegetariano. Assim quando comprar o seu primeiro porquinho-da-índia, é importante que tenha todo o tipo de comida necessária disponível para alimentar o seu novo animal de estimação, mantendo-o saudável.

Uma dieta simples para porquinhos-da-índia consiste:

Alimentos Frescos

Fazem parte deste grupo, a fruta e os legumes frescos, pois constituem um suplemento clássico que todos os porquinhos gostam de comer.

Legumes Indicados: couve-flor, brócolos, salsa, salva, cebolinho, couve-chinesa, couve, cenoura ( com verdura ), beterraba, tomate, aipo, milho, entre outros.

Frutas Indicadas: banana, morango, maçã, pera, melão, meloa, etc.

Legumes Não Indicados: alface, feijão, pepino, couve-branca, espinafre, etc.

Frutas Não indicadas: todo o tipo de frutas com caroço ( ameixa, cereja, pêssego ), uva, quivi, citrinos.

Não dê alimentos azedos e retire imediatamente a comida azeda, murcha ou podre da gaiola. Não deixe ficar os restos de comida mais que doze horas no comedouro.

Ervas

Ervas, ervas aromáticas e outras plantas verdes fazem parte deste grupo. Poderá semear este tipo de ervas em pequenos potes em sua casa: dente-de-leão, tanchagem, aquileia, vulnerária, esparguta, artemísia, camomila, trevo, hortelã-pimenta, endívia.

Alimentos Ricos em fibras

Neste grupo o alimento mais utilizado é o feno. Veja se o feno é de boa qualidade, a qual poderá reconhecer pela cor verde, pela constituição variada e pelo cheiro agradável e fresco. O feno é rico em fibras e absolutamente necessário para uma digestão saudável nos porquihos-da-índia.

Nozes

As nozes têm um teor elevado de gordura e não devem fazer parte da dieta diária de um porquinho-da-índia.

Ração

Hoje em dia existem vários tipos de rações para porquinhos-da-índia, mas estas misturas alimentares são de qualidades muito diferentes. Nas rações podem existir dois ingredientes que não deveriam constar da lista de uma ração: nozes, que a maioria dos animais muito gosta mas que têm um alto teor de gorduras, e produtos de cereais, parecidos com bolos, por vezes com corantes, os quais quase não contêm nutrientes, mas que saciam rapidamente a fome. Tente evitar este tipo de misturas, por amor ao seu animal. O valor nutritivo de uma ração é constituido pelos diversos ingredientes, mas uma mistura alimentar também possibilita ao porquinho escolher apenas os ingredientes que mais gosta. Se continuar a encher o comedouro e o seu porquinho escolher somente os ingredientes que mais gosta, acaba por ter uma alimentação pouco quilibrada. Encha o comedouro apenas uma vez, e volte a enchê-lo quando estiver completamente vazio. Claro que este hábito nãp deverá levar á subnutrição do seu porquinho, mas também é um procedimento errado o animal ter sempre a possibilidade de escolher somente os petiscos incluidos na ração. Escolha sempre comida seca feita especialmente para porquinhos da india rica em vitamina C, visto que estes roedores não conseguem produzir a sua própria vitamia.